A carteira de trabalho e previdência social (CTPS) é um documento oficial que reproduz, esclarece e comprova toda a vida funcional de um trabalhador, fora isso, ela também é a responsável por garantir diversos direitos ao profissional, como salário regular, férias, décimo terceiro, repouso remunerado, seguro-desemprego, FGTS e aposentadoria. Por se tratar de um documento oficial, o dono deve ter bastante cuidado para não perder ou danificar, a ocorrência de algum desses fatos pode dificultar bastante a garantia de algum benefício ao trabalhador. Para tirar seu documento é muito simples, confira quais os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho.
Como tirar sua carteira de trabalho:
Para tirar a carteira não é necessário o pagamento de nenhuma taxa, é preciso ser brasileiro e ter mais de 14 anos de idade. Os locais onde podem emitir o documento são as Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, gerências e agências. Esses postos são vinculados ao Ministério do Trabalho e Emprego, caso queira checar os locais de emissão da CTPS em sua cidade, entre no link.
Documento exigidos para a emissão da CTPS:
Alguns documentos são exigidos para a emissão da carteira de trabalho e previdência social, são eles:
• Documento oficial de identificação que tenha nome; data, município e Estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão;
• CPF;
• Comprovante de residência com CEP;
• Comprovação do estado civil: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento. Se for separado, divorciado ou viúvo, isso deve estar anotado no documento;
• Foto 3x4 com fundo branco.
Os documentos precisam estar em bom estado para serem aceitos.
CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL:
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.
Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/
E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.
A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.
O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.
Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:
– Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
– Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
– Integração das bases de dados do Ministério da Economia.